ARQUIVO

Lançamento/ exposição das publicações Tumulto e Fosso #1. N'o Homem do Saco, 27 a 29 de maio de 2021.





A Canalha na 4ª Feira Raia, nos Anjos 70, Novembro de 2019.


Impressão do cartaz para a edição Nancy in the USA, de Filipe Matos, pelo atelier Serra Nevada, nas instalações da Oficina do Cego.






Fotos do concerto do Presidente Drógado
João Bragança apresenta o disco. Patrícia Filipe e o Presidente em palco
Amigos do Minho, 20 de Maio de 2017




Foto final da sessão fotográfica para o disco do Presidente Drógado.
Casa da Ana Menezes, Abril de 2017



Preparação do brinde para subscritores (linogravura de José Feitor):
matriz, provas e resultado final (impressão a cargo do atelier Mike goes West)
Maio de 2009





Ambiente de trabalho: criação das imagens em método directo serigráfico
(desenho directo sobre o quadro de serigrafia) para a publicação Derby
Porto, Maus Hábitos, Dezembro de 2007

Imprensa Canalha e Chili com Carne no estaleiro cultural Velha-a-Branca, Braga
Julho de 2006


Execução dos desenhos para o Belo Cadáver
{Filipe Abranches, Marcos Farrajota, Bruno Borges, José Feitor}
Junho de 2006


O Marcos Farrajota explica como tudo se passou:

Uma semana antes de tudo isto, logo de manhã a caminho do emprego, a Joana veio à janela com a sua SuperSoaker (com alcance de 12 metros) para molhar. Eu agachei-me e consegui desviar-me do jacto de água, mas a coluna vertebral pregou-me uma partida mais fatal que a da Joana. O problema resolveu-se naturalmente no dia seguinte. Mas, dias depois, na Terça-Feira seguinte, a dor voltou. Andei, literalmente, de rastos, até ir ao hospital e resolver este problema de trintão. O que tem isto que ver com o Belo Cadáver?


Quinta-Feira.
Todas as Quintas, haja vernissages ou haja sol, um grupo de pessoas ligadas à edição independente e às artes gráficas reúne-se numa tasca (pária da estupidez das regras higiénicas de Bruxelas) para experimentar os novos sabores de cervejas que a Super Bock e a Sagres insistem em lançar para o mercado todos os meses. Ah! E discutem a actualidade política ou falam sobre banda desenhada e zines, evocam recordações beirãs e outras palermices mundanas. O fim desta “tertúlia” pode acabar em jantarada e matrecos. Temos uma comunidade-simulacro da vida rural, portanto. E eu a tomar Adalgur – 2 comprimidos de oito em oito horas – mais o gel Voltaren.
Nessa noite íamos ver um DVD, em paz e descanso total, quando “o grupo” veio da tasca, todo mamado, com frangos e embalagens de batatas fritas e claro, umas 5 litrosas. Vinham ter com o camarada convalescente – e eu que não podia beber álcool!
Que ricos amigos! ‘Tou a gozar, é malta fixe!'
E o jantar em casa correu bem, até o André Lemos começar a rabiscar – exigiu papel e canetas! – e a passar os desenhos para o Filipe Abranches, o Bruno Borges, o Mike (goes west), a Joana, eu e o José Feitor. E estava a correr bem, em registo de “cadáver esquisito” mas sem o anonimato. Bastava acrescentar mais “coisas” na folha e chegar ao absurdo quase tão dadaísta possível. E escrevo Dada não por tentar justificar o injustificável, ou aliás, justamente por isso. O Dada não se justifica nem reflecte. E queiramos, quer não, era o que estava acontecer, uma orgia de criatividade espontânea. Pretensão Zero. Obrigado, meus caros leitores.
«O que há nesta casa para beber?»
O Mike fez uns rabiscos e foi-se embora. A Joana ainda fez mais uns desenhos e foi para o sofá, cansada.
«Isto está a correr bem… se calhar dava para uma edição.»
(Fixe, boa ideia.)
«Mas temos que fazer mais! Conta quantos estão aí… precisamos de uns 32 desenhos para fazer uma edição! Se temos 16 então temos que fazer o dobro…»
(Oh não!)

E andava eu a guardar as bebidas que restavam, a tirar os cinzeiros cheios da mesa, implorei para irem embora, mas os desgraçados continuavam a rabiscar e a passar uns aos outros em azáfama marada. São quase 3 da manhã e estes gajos não saem de casa. Juntei-me à Joana no sofá e começamos a ver o DVD.
«Então boa noite!»
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Impressão da gravura para o Belo Cadáver
{a partir de matriz nylonprint, numa máquina tipográfica Heidelberg, sobre papel de 250 gr., formato 140mm x 210mm, usando tinta preta de numeração. A Imprensa Canalha agradece ao Manuel Leitão, operário gráfico responsável}
Julho de 2006

Lançamento da Imprensa Canalha, no Monte
19 e 20 Maio 2006