Monday, November 26, 2007

APRESENTAÇÃO OFICIAL DO PROJECTO DERBY


Imagem retirada do blog do atelier Mike Goes West

PROJECTO DERBY
Imprensa Canalha/ Mike Goes West
O projecto Derby tem como objectivo a criação de uma publicação ilustrada inteiramente impressa em serigrafia de acordo com o Método Directo. Trata-se de um processo serigráfico que dispensa fotolitos e emulsões fotossensíveis, já que as imagens a imprimir são criadas directamente no quadro de serigrafia, a pincel, com um bloqueador à base de água. Para o ilustrador o desafio é enorme, pois este método obriga a um grande sentido de síntese e não permite grandes correcções. Deste processo resultam serigrafias originais, já que, após a lavagem do quadro onde se criou a imagem, o desenho que deu origem às impressões desaparece para sempre. Foram convidados a participar neste projecto inédito 10 ilustradores (cinco de Lisboa e cinco do Porto).
A primeira parte do projecto vai ter lugar nos dias 15 e 16 de Dezembro, durante a Feira Laica no Porto, a decorrer nos Maus Hábitos. Durante esses dois dias, os ilustradores criarão duas imagens cada, que corresponderão a uma dupla página da publicação. Simultaneamente, o técnico António Coelho, responsável pelo atelier Mike Goes West, fará demonstrações de impressão serigráfica. Os visitantes da Feira poderão assistir a todo o processo.
Numa segunda fase, no atelier, as imagens serão impressas e a publicação dobrada e agrafada. O Derby deverá estar pronto em Fevereiro.

PROJECTO DERBY
Uma iniciativa Imprensa Canalha/atelier de serigrafia Mike Goes West
Características técnicas: 20 páginas + capa integralmente serigrafadas em papel de elevada gramagem formato a rondar os 20X30 cm ao alto 100 exemplares numerados e carimbados
Participam:
Ilustração
Lisboa – André Lemos, João Maio Pinto, Filipe Abranches, Jucifer e Luís Henriques
Porto – Marco Mendes, Miguel Carneiro, Nuno de Sousa, Carlos Pinheiro, e Zé Cardoso
Texto
Pedro Vieira de Moura
Impressão
Atelier Mike Goes West
Capa
José Feitor

1 comment:

MMMNNNRRRG said...

não te esqueças de colocar as novidades editoriais no site da Feira Laica (vai vendo os desenvolvimentos no blog da CCC)
M