Monday, January 14, 2008

PLANO DE EDIÇÕES | 2008

*************************************************************************************** IMPRENSA CANALHA
PLANO DE EDIÇÕES para 2008

*************************************************************************************** 1º SEMESTRE (Jan-Jun):


#1.: CABEÇA DE FERRO: uma antologia essencialmente visual sobre um dos processos mais marcantes da curta história da Humanidade e aquele que anuncia de forma mais ruidosa a entrada no Mundo Contemporâneo: a Revolução Industrial. Vários ilustradores serão convidados a expressar, a preto e branco, a sua relação com o maravilhoso e terrível mundo das máquinas. O texto introdutório é do arqueólogo Luís Luís.
Já confirmaram a sua participação os ilustradores João Fazenda, André Lemos, Daniel Lopes, Filipe Abranches, Jucifer, Luís Henriques, Zé Cardoso, Miguel Carneiro, Rui Vitorino Santos, Bàrbara Rof, Pedro Lourenço, José Feitor, Joana Rosa Bragança (imagem), Júlio Dolbeth e Marco Mendes. Formato A4 deitado, com lombada aparafusada e capa de material industrial. Prevê-se a sua conclusão lá para Março/ Abril.


#2.: UMA MESA SÃO TÁBUAS: Conjunto de microtextos de Ana Mendes à volta de 11 imagens de frutos carimbados (série educativa Ágata Criações, anos 70). A edição (11X11 cm, capas duras) será integralmente produzida de forma artesanal nos ateliers de Santa Justa. Todos os frutos serão carimbados , pelo que não haverá dois exemplares iguais. Adivinha-se uma edição de luxo para gente requintada. Em princípio pronta em Março.

*************************************************************************************** 2º SEMESTRE (Jul-Dez):

#3.: PEDRO LOURENÇO
[ed. ainda s/ título]
Pedro Lourenço inicia aqui uma série de edições dedicadas a ilustradores portugueses. A convite da Imprensa Canalha, cada ilustrador preencherá livremente 32 págs.
Pedro Lourenço vive em Lisboa e reparte o seu tempo entre a música e a ilustração.

 alt=

#4.: DERBY {projecto Imprensa Canalha/ Mike Goes West}
Publicação ilustrada inteiramente impressa em serigrafia de acordo com o Método Directo. Trata-se de um processo serigráfico que dispensa fotolitos e emulsões fotossensíveis, já que as imagens a imprimir são criadas directamente no quadro de serigrafia, a pincel, com um bloqueador à base de água. Deste processo resultam serigrafias originais, já que, após a lavagem do quadro onde se criou a imagem, o desenho que deu origem às impressões desaparece para sempre. Foram convidados a participar neste projecto inédito 10 ilustradores (cinco de Lisboa e cinco do Porto).

Características técnicas: 20 páginas + capa integralmente serigrafadas em papel de elevada gramagem. Formato a rondar os 20X30 cm ao alto. 100 exemplares numerados e carimbados

Participam:

Ilustração: Lisboa – André Lemos, João Maio Pinto, Filipe Abranches, Jucifer e Luís Henriques
Porto: Marco Mendes, Miguel Carneiro, Nuno de Sousa, Carlos Pinheiro, e Zé Cardoso
Texto: Pedro Vieira de Moura
Impressão: Atelier Mike Goes West
Capa: José Feitor
{NOTA: Atendendo ao seu elevado custo de produção, o Derby não fará parte do plano de subscrição. Todavia, os subscritores terão direito a um desconto de 30% na sua aquisição}

1 comment:

Miguel Carneiro said...

É isso aí, sempre a dar-lhe!!