Thursday, October 21, 2010

L Á Z A R O !

Após um interregno de vários meses provocado por motivos mais ou menos objectivos, é com imensa satisfação que anuncio a ressurreição da Imprensa Canalha, prevista para os meses de Novembro/ Dezembro com o lançamento de 3 edições que passo a apresentar. Aproveito para agradecer aos subscritores, que manifestaram a sua confiança neste projecto durante esta longa espera.


O MORTO FOI AO BAILE



Um grafzine com uma selecção de capas da colecção policial Grandes Mistérios, Grandes Aventuras da editora Romano Torres, publicada ao longo da década de 1940, numa altura em que, de acordo com o regime, não existia criminalidade em Portugal. De forma a não defraudar os leitores com a perpectiva de impláusiveis crimes em Freixo de Espada à Cinta, todos os volumes da colecção foram assinados por nomes estrangeiros (embora na realidade a maioria fosse escrita por um casal português, Gentil Marques e Maria Amália Marques) e os enredos tinham lugar em locais distantes e atraentes. As capas, impressas em offset em tons de azul, são de uma enorme pujança gráfica. Infelizmente, nenhuma está assinada.
Formato A5; impressão CMYK Epson Aculaser; Capa com badanas


ICEBERG, de José Feitor



Entre 2005 e 2008, no seu blog Escroque, o ilustrador José Feitor publicou uma série de ilustrações que eram acompanhadas de pequenos textos, sempre escritos com base na imagem apresentada, numa inversão da tradicional relação entre ilustração e texto. A relação nem sempre é óbvia e, muitas vezes, é mesmo imperceptível. Aqui se apresenta uma série desses exercícios gráficos.
Formato A5; impressão CMYK Epson Aculaser

BRINDE!
O brinde para os subscritores também estará pronto em Novembro. Edição de 25 linogravuras, numeradas e assinadas, a partir de um desenho de André Lemos. Gravação de José feitor e Impressão atelier Mike goes West.

No comments: